| Home |
| Staff |
| Objectivos |
| Código de Ética |
| Catch and Release |
| Organizações |
| Noticias |
| Artigos (Pesca Rio/Lago) |
| Artigos (Pesca no Mar) |
| Montagem de Plumas |
| Fichas de Montagem |
| Lançamento |
| Truques e dicas |
|
| Materiais Sintéticos para a Montagem de Plumas |
| Escrito por José Custódio | |||||||||||||||||||
| Domingo, 28 Março 2010 18:00 | |||||||||||||||||||
|
Os materiais sintéticos vieram para ficar. Tem-se assistido a uma grande evolução na pesca à pluma, bem como nos materiais de montagem. Para nós, é muito mais fácil e acessível inovar nesta vertente, já que com facilidade temos acesso a novos materiais para fabricarmos as nossas plumas. Talvez por vivermos a era dos plásticos, todos os dias vemos alguns materiais aplicados nos mais diversos lugares que poderiam ser utilizados em algumas das nossas plumas. Existem alguns puristas que se resistem à utilização de certos materiais. Alguns destes puristas não são resistentes à utilização de apenas alguns tipos de materiais, mas de todos os materiais sintéticos, utilizando, por isso, apenas materiais naturais na construção das suas plumas. A verdade é que a utilização dos materiais sintéticos é uma realidade e estes acabam por ser uma das partes que sustentam a evolução da pesca à pluma como um todo, daí fazerem parte do estojo de montagem de praticamente todos os pescadores à pluma. Conhecem alguém que pesque à pluma que não utilize materiais sintéticos para a construção de plumas? Pois, bem me parecia que não! A variedade no que diz respeito a materiais sintéticos é praticamente ilimitada, ainda mais quando se torna evidente que surgem cada vez mais materiais sintéticos propositadamente criados, ou apenas adaptados, para a montagem de plumas para a pesca. Para além destes materiais criados exclusivamente para o efeito, existem muitos outros que podemos utilizar, como, por exemplo, a rolha de cortiça da garrafa de vinho que abrimos ao jantar, passando pelo chinelo de praia que compramos na feira ou então aquele boneco de peluche esquecido num canto. Na montagem de plumas tudo se resume à nossa imaginação e criatividade, utilizando todo o tipo de materiais que conseguirmos arranjar, seja em lojas da especialidade, seja, como costuma dizer o “zé povinho”, no desenrascanço. Vamos agora falar nos materiais sintéticos mais utilizados e que devemos ter sempre na nossa caixa de montagem. FoamMas afinal o que é o foam? Como já foi referido anteriormente, o vulgar chinelo de praia é uma boa fonte deste material, assim como aqueles pequenos puzzles infantis que se encontram à venda em qualquer loja de artigos chineses quase ao “preço da chuva”. Graças à sua enorme capacidade de flutuação, o foam torna-se um material de montagem de excelência que nos permite montar muitas e variadas plumas de grande eficácia, que podemos utilizar em muitas das espécies de peixes que podemos encontrar.
Seja para montar pequenas plumas secas que imitam formigas de asa e escaravelhos, irresistíveis para as trutas e barbos, até aos popers e divers para a pesca do lúcio e achigã, passando também pelas plumas de mar, utilizadas na pesca de grandes predadores, o foam revela-se um importantíssimo aliado do plumeiro, como poucos materiais conseguem ser. Outra das grandes vantagens do foam é a facilidade de o trabalhar. Um x-acto ou uma tesoura afiado é suficiente para moldar este fantástico material à medida das nossas necessidades. Cabeças douradasAs cabeças douradas revelam-se materiais de grande utilidade para a montagem de plumas, neste caso em particular de ninfas. Uma ninfa com uma cabeça dourada tem uma grande capacidade de atracção, tornando-se quase irresistível para muitas espécies de peixe para além da truta, como, por exemplo, o barbo. Ainda que o seu brilho seja a principal característica que torna estas plumas tão mortíferas, há quem afirme que essa capacidade atractora é ajudada por uma pequena bolsa de ar que acompanha a pluma após a sua entrada na água, igual à bolsa de ar que algumas ninfas de insectos transportam com elas para poderem sobreviver dentro de água.
Apesar de serem conhecidas pelos pescadores e montadores de plumas por cabeças douradas, estas pequenas bolas podem ser encontradas em variadas cores, tamanhos, materiais e formatos. Estas pequenas e simples bolas coloridas, que enfiamos no anzol quando montamos uma pluma, podem marcar a diferença numa jornada de pesca. E para que o prove você mesmo, quando estiver em frente do torno a montar uma ninfa, faça outra igual, mas acrescente-lhe uma pequena cabeça dourada e irá ver que essa ninfa lhe será muito útil, sobretudo quando um peixe não quer nenhuma das nossas outras plumas. OlhosOs olhos servem, muitas vezes, para «pescar» o pescador e não para pescar peixes. Mas nem todos os tipos de olhos são assim. Em alguns streamers, são parte integrante e sem eles as plumas não seriam tão eficazes, como é o caso de algumas plumas utilizadas na pesca de mar.
Também nos olhos é possível conseguir algumas soluções caseiras que podem ser utilizadas em muitos tipos de plumas. Experimente cortar um par de bolinhas daquelas pequenas correntes que alguns corta-unhas trazem. Corte-as de forma a que fiquem as duas presas uma à outra, para que possam ser atados na haste do anzol. Para o caso de lhes querer dar cor, poderá pintá-las e, no fim, colocar um pouco de epoxy. Assim, teremos olhos da cor que quisermos, para fazer uns bons streamers para a truta e achigã. Apesar do facto da nossa pluma ter olhos não significar que vá apanhar mais peixes, irá, com certeza, dar mais confiança, na hora de a colocar na água. Fibras holográficas, Flash e brilhosEstas fibras 100% sintéticas são na maior parte das vezes utilizadas para a montagem de plumas destinadas a utilizar em condições mais difíceis, onde as fibras naturais seriam pouco duráveis, como, por exemplo, em plumas utilizadas para a pesca de mar. Mas é importante referir que são igualmente importantes para a montagem de plumas de água doce. É igualmente importante referir que, para além de serem fibras de grande resistência e durabilidade, também são fibras que podem reflectir a luz com diferentes efeitos e que podem ser utilizadas como complemento para as nossas plumas mais ou menos realistas.
Para além disso, o facto de serem materiais sintéticos fazem com que a pluma não absorva tanta água, permitindo fazer grandes plumas com pouco peso e muito mais fáceis de lançar. Portanto, estes materiais holográficos podem ser adicionados às nossas «vulgares» plumas, sejam elas popers, streamers ou ninfas, em pequenas quantidades, muitas vezes apenas duas ou três fibras, já que aqui o importante é podermos fazer com que uma pluma discreta e montada em materiais naturais se torne um pouco mais atractiva, através do brilho proporcionado por estas fibras. Plásticos, borrachas e latexOs materiais sintéticos surgem com a necessidade de tentar imitar algo que não conseguimos obter com a utilização de materiais naturais. Talvez por isso existam em tão grande variedade, quando comparados com os materiais naturais. Com o evoluir da pesca à pluma, os montadores de plumas também evoluíram e, com os materiais sintéticos, como por exemplo o látex, conseguiram atingir um grande grau de perfeccionismo na montagem de plumas.
Alguns desses materiais foram de tal forma adaptados com sucesso à montagem de plumas que em alguns casos é quase impossível distinguir, à primeira vista, uma pluma realista do verdadeiro insecto. Boas pescas e não se esqueçam de soltar, para voltar a encontrar.
|